terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Figura Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa – Manuel de Sousa Coutinho
Manuel de Sousa Coutinho, filho de Lopo de Sousa Coutinho e de D. Maria de Noronha, nasceu em Santarém no ano de 1555 e faleceu em Lisboa no ano de 1632.
Cavaleiro da ordem militar de Malta, entre os anos 1576-1577, quando viajava pelas índias ocidentais e orientais foi aprisionado por piratas e esteve cativo em Argel.
Esteve ao serviço do rei de Espanha Filipe II, que o recompensou com uma boa quantia, e foi promovido a fidalgo escudeiro.
Por volta de 1583 casa com D. Madalena de Vilhena, viúva de D. João de Portugal desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir. Do casamento de D. Madalena com D. João nasceram três filhos: D. Luís de Portugal (morto em Ceuta), D. Joana de Portugal e D. Maria de Vilhena, os quais foram educados pelo novo casal que, por herança da mãe de D. Madalena, eram detentores de uma grande fortuna. A partir de 1590 a família vai viver para Almada, onde Manuel de Sousa Coutinho passa a desempenhar diversos cargos. Em 1599 é nomeado Capitão-Mor de Almada, com o posto de coronel.
No ano de 1600, Lisboa encontrava-se assolada pela peste e os governadores do reino quiseram instalar-se em Almada, em sua casa, devido a conflitos existentes entre ambos, mas D. Manuel sentindo-se ofendido e para impedir tal violência, lançou-lhe fogo. Parte para Espanha, evitando assim dissabores e passados um ou dois anos volta a Portugal devido às saudades que já tinha de sua mulher e de sua filha.
Em 1613 falece-lhes sua única filha D. Ana de Noronha. Decidem ambos professar, D. Manuel no convento de S. Domingos de Benfica e D. Madalena no convento do Sacramento. Mudam ambos de nome. D. Manuel adopta o nome de Frei Luís de Sousa e D. Madalena o nome de Sóror Madalena das Chagas.
Produz diversas obras e morre em 1632.
Como personalidade histórica e criador literário, Manuel de Sousa Coutinho era um homem corajoso, nobre, defensor dos seus ideais, patriota, nacionalista, audaz, determinado, marcando assim a época em que viveu (séc. XVI).
Algumas das obras que Frei Luís de Sousa produziu:
. Navigatio antartica ad doctorem franciscum guidum, civem panamensem
. Vida de don frei Bartolomeu dos mártires (1619)
. Crónica de S. Domingos:
. Primeira parte da história de S. Domingos (1623)
. Segunda parte da história de S. Domingos (1626)
. Terceira parte da história de S. Domingos (1678-terminada por Frei Luís de Soutomayor)
. Anais de el-rei D. João III (1844)
. Vida de Sóror Margarida do Sacramento
. Considerações das lágrimas que a Virgem Nossa Senhora derramou na Sagrada Paixão (1643)
. Vida do beato Henrique Suso da ordem dos pregadores traduzida de latim em português (1642)
Adaptação Literária
Como figura literária de Manuel de Sousa Coutinho na obra de Almeida Garrett “Frei Luís de Sousa” encontra-se muito próxima da sua vida, apenas sabemos é que existem certas “versões” na obra que foram baseadas em lendas ou mitos. Exemplo:
Não se conhecem as verdadeiras razões que levaram D. Manuel e D. Madalena a seguir a vida religiosa e entre várias versões e opiniões diferentes, e sobre a desconhecida doença ou causa que levou à morte de sua filha, Almeida Garrett produziu a obra literária “Frei Luís de Sousa”, onde as razões apresentadas para a morte de sua filha (Maria na obra), é ela sofrer de tuberculose, eles que tinham recebido a nova inesperada de que D. João de Portugal desaparecido, se encontrava ainda vivo na Terra Santa. Com isto a vida deles tornara-se impossível e decidiram seguir a vida religiosa, professando ambos.
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/portugues/11freiluisdesousa.htm Autores: Ana Raquel Antunes e Graça
Recolha e daptação da informação feitas pela Andreia Verdugo do 11ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário