domingo, 10 de janeiro de 2010

O Romantismo

E. Delacroix, La Liberté guidant le peuple

Romantismo na Europa
O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.
Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas.
A literatura romântica, abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.
A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento.
Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceptual pela temática das obras.
A produção artística romântica reforçou o individualismo na medida em que se baseou em valores emocionais subjectivos e muitas vezes imaginários, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas heróicas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de pátria e república. Papel especial desempenharam a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.
Cópia de http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=404, com correcções gramaticais.
O termo romântico refere-se ao movimento estético ou tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objectivo.
Surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia.
Na política, caíam os sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político.
No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras.
O Romantismo surge inicialmente na Alemanha e na Inglaterra.
Romântico Alemão: movimento Sturm und Drang.O Romantismo viria a manifestar-se de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música.
À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
Características (Literatura)As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjectivismo, o sonho, o exagero e a busca pelo exótico e pelo inóspito. Também se destaca o nacionalismo, atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo.
Estas sentiram-se desde a primeira geração do romantismo. Na segunda geração, sentiu-se aparecer o pessimismo, o gosto pela morte, a religiosidade e o naturalismo. Já no terceiro, sendo a ponte entre o romantismo e o realismo, nota-se a denúncia dos vícios e males da sociedade, usando a enfatização e a ironia por vezes, revelando as fragilidades desta.Sub-correntes: subjectivismo, idealização, sentimentalismo, egocentrismo, natureza + eu-lírico, grotesco e sublime, medievalismo, indianismo, Byronismo.
Informação retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
Recolha feita pela Marta Moreno do 11ºk

Sem comentários:

Enviar um comentário